Exposição: Gerhard Richter Panorama

janeiro 06, 2012 Helô Righetto 2 Comentários

Tive a sorte de ganhar um convite para uma exposicao lindíssima na Tate Modern, que celebra todo o trabalho do artista alemao Gerhard Richter. Entitulada "Gerhard Richter Panorama", a mostra ocupa 14 salas do quarto andar do museu, e, como diz o nome, é um apanhado geral do trabalho dele - que ano passado completou 80 anos de idade.

Eu fui pra exposicao meio sem saber o que esperar, e pra minha grande surpresa uma das minhas pinturas preferidas estava lá. Betty, linda que só ela, virando o rosto e me ignorando.

Betty: nao resisti e comprei o poster
 Apesar de essa ser uma das telas mais famosas de Richter, o trabalho dele nao pode ser definido com um só estilo. De óleos sobre tela super realistas a imensos abstratos, dá pra falar apenas que ele é um artista diversificado. Abaixo, mais um retrato da Betty (filha dele).


Ao longo da sua carreira, Richter usou fotografias como inspiracao, transformando-as em belas pinturas, geralmente óleo sobre tela. Algumas mais realistas, outras com algum efeito aplicado (como um esfumacado), mas sempre impressionantes. As duas "Betty", por exemplo, foram feitas a partir de fotos, e nao com a filha dele posando diretamente para a pintura. Ele inclusive é conhecido por utilizar fotografias velhas - ou seja, tira a foto, guarda por vários anos e só entao sente-se inpirado a pintá-la.

Há muito, muito mesmo, que falar sobre Gerhard Richter, parece que citando uma série de obras eu estou desmerecendo tantas outras. É um portfolio vasto, rico, inspirador. Quem tá em Londres e ficou com vontade: corra, porque a exposicao só vai até domingo agora.

Pra encerrar, um exemplo da diversidade do portfolio dele: essa tela incrível, gigantesca (680cm x 680cm), chamada 4900 Farben. Sao 1024 cores, cada uma reproduzida 4 vezes. Tente achar os quatro iguais sem ficar tonto!


Ah, detalhe: Richter é o sobrenome da minha avó materna, entao to pensando seriamente em bater lá no estúdio dele (já que vou pra cidade que ele mora, Colonia, daqui a uns dias) e perguntar e ele é meu tio! : )

2 comentários:

  1. Adoro as obras figurativas dele, mas com as abstratas não consigo me identificar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  2. Saudade da Tate Modern, adorava esse museu!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta