Leitura: 1808, de Laurentino Gomes

março 09, 2013 Helô Righetto 2 Comentários

Sou a última pessoa na face da Terra a ter lido esse livro? Foi essa a impressão que tive quando contei no twitter que estava inciando essa leitura - muita gente respondeu falando o quanto tinha gostado. Minhas expectativas, que já eram altas - pois meus pais leram e recomendaram MUITO - , subiram ainda mais. E não fiquei decepcionada. 1808 é leitura excelente, e diria que obrigatória pra todo mundo que se interessa por história. Ou pra todos os brasileiros. E portugueses. Todo mundo, vai. : )

Não é um livro de ficção: é livro de história mesmo, mas de fácil leitura. O autor, Laurentino Gomes, escolheu um episódio específico da história do Brasil, a chegada da família real portuguesa no Brasil em 1808 (que fugia da iminente invasão das tropas de Napoleão em Lisboa), e com esse foco nos faz entender tanta coisa que acontece no nosso país até hoje.

Claro que aprendemos essa parte da história na escola, mas cá entre nós, o entendimento não é o mesmo. O livro esclarece muita, muita coisa - foi o que aconteceu pelo menos pra mim. A conclusão que cheguei é que o Brasil fez muitos avanços em tão pouco tempo pra quem sofreu uma exploração desastrosa por anos a fio.

Engraçado que ao longo da leitura tive sentimentos muito diferentes: raiva, revolta e depois contentamento - se conseguimos chegar onde estamos mesmo com tantos percalços no caminho, tenho certeza de que o Brasil ainda vai melhorar muito.

Fica aqui a dica: se você está terminando um livro e não sabe o que ler depois, pegue esse. Merece furar a fila (tem o 1822 também, que vou adquirir quando for pro Brasil)

2 comentários:

  1. Eu também não li, mas meu pai leu e adorou!!! Vou aceitar o seu para ler! :)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:45 PM

    To começando o 1822, então quando vc vier pode pegar! Sis

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta