Leitura: The Princess Diarist, Carrie Fisher

janeiro 24, 2017 Helô Righetto 2 Comentários


Os fãs ferrenhos de Star Wars não vão gostar de saber que eu comecei a me interessar pela saga por causa dos episódios estilo sátira do desenho animado Family Guy (por favor direcionem sua raiva pro Martin, ele me venceu pelo cansaço e eu passei a assistir Family Guy por causa dele). Apesar do sarcasmo inerente, os episódios Star Wars de Family Guy fazem um resumo até que muito bom da série.

Claro que eu já era familiarizada com Star Wars antes disso. Sabia principalmente quem era a Princesa Leia (graças ao episódio de Friends, onde Ross pede para Rachel se vestir como ela), mas sabia também que Luke era um jedi e que o Darth Vader era o vilão. Era isso.

E aí que em 2015 rolou toda a emoção por conta do novo episódio - The Force Awakens - reunindo os personagens mais icônicos e colocando gente nova na cena. Fiquei com preguiça de assistir, mas então o Martin me convidou para a exibição ao ar livre no parque aqui do lado de casa no verão de 2016. E lá fui eu, finalmente assistir ao meu primeiro Star Wars.

Eu adorei The Force Awakens (em português: O Despertar da Força). ALERTA DE SPOILER. Quando a Leia - agora General! - fala para Rey "may the force be with you", a galera pirou! Todo mundo bateu palmas, rolou uma comoção geral. Achei incrível, nunca tinha visto isso antes. Acho que foi nesse momento que Star Wars realmente me conquistou.

Alguns dias depois o Martin me deu de presente uma bonequinha da Rey (uma das novas personagens), e quando me dei conta já estava pesquisando sobre o episódio que seria lançado no fim de 2016, Rogue One.

A Leia também aparece em Rogue One. E alguns dias depois de assistir o filme, eu fiquei triste com a notícia da morte de Carrie Fisher. Triste mesmo. Com aquela sensação de que me interessei por ela tarde demais. Mas, para a sorte dos amantes dos livros desse mundão, a Carrie Fisher não deixa apenas a Leia como legado. Ela deixa um monte de livros publicados também. Então eu decidi ler o mais recente: The Princess Diarist.

Esse livro é uma espécie de autobiografia, e a Carrie usa como base um diário que ela escreveu em 1976, durante as filmagens do primeiro Star Wars (por primeiro entenda-se o episódio IV. Eu sei, tambem demorei pra compreender a ordem esquisita dos filmes). Mas o livro não é restrito ao diário. O diário, aliás, é apenas uma pequena parte. O melhor é a reflexão que ela faz sobre a época: como era a vida antes de se tornar a Princesa Leia, e como foi lidar com o sucesso inesperado aos 20 anos de idade (ah, e tem também o romance com Harrison Ford).

Eu adorei a maneira como ela escreve. Dei gargalhadas lendo algumas passagens e fiquei supresa ao descobrir que ela odiava o penteado icônico da Leia. Ela também escreve sobre os encontros com os fãs ferrenhos, e a vida 40 anos após a filmagem.

Fãs de Star Wars: leiam. E quem não é fã mas gosta de textos honestos, sem meias palavras, leiam também. Fique em paz, Carrie Fisher! Que a força esteja com você.

2 comentários:

  1. Há alguns meses, João e eu nos cansamos de não entender as referências a Star Wars em diferentes áreas da vida e resolvemos começar a assistir a saga.
    Eu achava que ia detestar, mas me surpreendi superpositivamente e tô AMANDO.
    Aí a Princesa Leia morreu e eu fiquei órfã. :'(
    E aí eu li esse seu post e caiu uma lagriminha. O livro entrou na minha lista de leitura! :)

    :*

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica do livro! O próximo da fila. =)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta