Leitura: Meia Noite e Vinte, Daniel Galera

março 30, 2017 Helô Righetto 0 Comentários


Eu queria ler algo do Daniel Galera faz tempo, pois sei do succeso que foi o livro "Barba Ensopada de Sangue". Por coincidência, minha sogra me trouxe de presente o "Meia Noite e Vinte", e ele acabou furando a minha interminável fila de livros feministas porque eu queria ler alguma ficção curtinha, e em português.

Eu fiquei um pouco dividida: por um lado, fiquei bastante entretida, mas por outro acheio... meio vazio. Eu já falei um monte de vezes aqui que adoro livros que transformam vidas comuns (rotina, perrengues, pequenas felicidades) em boas histórias, como é o caso do Stoner. Mas o Meia Noite e Vinte começa com esse lance de vidas comuns e no final me deixou a impressão de que queria passar alguma mensagem profunda, e eu honestamente achei o final patético.

O livro é super atual, se passa logo depois dos protestos de 2013, e os personagens tem mais ou menos a minha idade. Falam muito de redes sociais, e pra mim ficou a impressão de que o autor queria porque queria mostrar "olha como eu sou antenado", o que me deu um pouco de vergonha alheia. Talvez vergonha da minha geração mesmo, que não faz outra coisa senão isso (eu inclusa), e me dá agonia de pensar que daqui alguns anos as pessoas lerão esse livro e vão pensar: mas é assim que esse povo era? Que bando de chatos!

Quando eu terminei o livro realmente estava na dúvida se tinha gostado ou não, mas agora escrevendo esse post percebo que tenho mais coisas negativas do que positivas pra falar. Como algumas passagens inúteis que eu penso que seria o tipo de coisa que eu pediria pro autor cortar se editora eu fosse. Não sou editora, mas sou blogueira, então, Daniel Galera: pra que diabos o sangramento do nariz na cena do motel? E fala a verdade: você sempr quis escrever "um cachorro mijando em um cachorro cagando" e agora que você é um autor famoso conseguiu que o editor aprovasse né? Tá tirando uma com a minha cara?

Ufa! Era só isso que eu queria falar. Talvez eu leia mais alguma coisa dela pra definir se eu gosto ou não.

A post shared by 👻 oh,snap: helorighetto (@helorighetto) on



0 comentários:

Deixe seu comentário! E caso faça uma pergunta, volte para ver a resposta